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Dieta | Veja os melhores alimentos

Carboidratos – São nutrientes energéticos que devem estar com maior frequência no cardápio, pois fornecem energia e disposição necessária para o corpo realizar atividade física. Além do consumo de carboidrato ser recomendável antes do exercício, ele também é indicado na recuperação do corpo após os exercícios. As fontes de carboidratos são encontrados em pães, massas (sem molho), frutas, cereais, batata, arroz, aipim, etc.

Proteínas – São nutrientes construtores, ou seja, são importantes na construção e reparação dos músculos. A ingestão de proteína é mais indicada para o pós exercício. As fontes de proteínas são encontradas em ovos, peixes, carnes, leite e derivados, feijão, soja, nozes, castanhas, grão de bico, lentilha, ervilha, etc.



Lipídios – Esses nutrientes não devem estar presentes em grandes quantidades no seu cardápio, mas não devem ser excluídos completamente da dieta balanceada. Mesmo porque as gorduras colaboram com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação.



Vitaminas e Minerais – São elementos reguladores, ou seja, que ajudam no funcionamento do intestino, na digestão e na circulação sanguínea. Podem ser ingeridos diariamente. As fontes de vitaminas e minerais são encontradas em frutas, verduras e legumes, além de cereais, ovos, sementes, leite e derivados, carnes e aves.

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Líquidos – Quem faz atividade física deve se hidratar muito bem. É comendável a ingestão de líquido antes, durante e pós-exercício. A água é fundamental para quem pratica exercícios, sendo o recomendável para os atletas pelo menos de 10 a 12 copos diários. Sucos, água de coco, sopa, iogurte, leite e gelatina também podem ser incluídos na dieta.
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