Dieta, Regime, Perda de peso, como emagrecer, Saúde

Óleo de Coco | O que é o óleo de coco?

como tomar oleo de coco para emagrecer
É um produto obtido através do fruto da Cocos nucífera L . O óleo de coco virgem é solidificado quando abaixo de 25º C. Ele é prensado frio e não é submetido a um processo de desodorização ou de refinamento.
➔ Óleo de coco emagrecer
➔ Sintomas e tratamento
➔ Óleo de coco extra virgem
➔ Óleo vegetal coco
➔ Óleo de cozinha usado
➔ Capsulas de óleo de coco
➔ Coco verde
➔ Óleo azeite
➔ Óleo industrial

É da polpa do fruto fresco e maduro que o óleo é extraído. Através de diferentes processos físicos e de diversas etapas de trituração, de prensagem e de filtração o óleo é obtido e fica pronto para o uso.
Este óleo, ou azeite de coco, é na realidade um óleo vegetal. Também conhecido como manteiga de coco, esta substância graxa é composta de mais de 90% de aminoácidos saturados. Estes são extraídos através da prensagem da polpa ou do cerne dos frutos. O óleo de coco é muito utilizado na indústria de cosméticos como na preparação de cremes e de sabões. Ele também faz sucesso na gastronomia de alguns países do continente asiático. Nas Filipinas, por exemplo, o produto representa cerca de 7% do total de exportações.
As principais indicações do óleo de coco são para o uso na saúde , na culinária e nas indústrias. Ele é um produto bastante versátil que vem chamando a atenção de muitas mulheres, pois estudos indicam que pode ajudar a diminuir a teimosa barriguinha.

Quando é indicado

Na saúde o óleo de coco atua como um complemento, já que oferece inúmeras propriedades muito benéficas. Ele fortalece o sistema imunológico e facilita a digestão e também a absorção dos nutrientes. Já na culinária ele é indicado para cozinhar. Este óleo não apresenta as gorduras trans que estão presentes em outros como o de soja, o de canola e o de milho, por exemplo.
Na área da indústria ele é indicado para uso como biodiesel. Também é usado na fabricação de sabão, pois produz bastante espuma, assim com na fabricação de cosméticos.



Como é extraído

Para que o óleo seja extraído o coco precisa estar bem maduro. Quando o fruto está seco ele fica rico na castanha, que verde é ainda mais saborosa. Esta castanha deve ser fina e com pouca gordura. Depois de partido ao meio a castanha é retirada e ralada. Então o produto é passado em um liquidificador com uma pequena quantidade de água quente. A película que é mais escura pode ser retirada antes do processo.
Depois de ter sido ralada e espremida, a massa de castanha necessita agora passar por um pano, até que o leite seja extraído ao máximo. Para tanto, é utilizado um pouco mais de água. O leite deve descansar por um dia, ou até que se note a separação do soro. A massa branca que fica na superfície será usada, já o soro pode ser descartado.

Em seguida a massa precisa ser colocada em uma panela e levada ao fogo. Conforme ela vai fritando o óleo vai se formando. Este é o óleo de coco, que deve ser guardado em um pote escuro. De um coco é possível extrair mais ou menos 15 ml de óleo. Este não é o processo industrial, no entanto, é basicamente como funciona. Em clima mais frio o óleo se solidifica. Já em climas mais quentes ele permanecerá líquido.

Como funciona

O óleo de coco vem chamando muita atenção. Isto porque uma pesquisa recente comprovou que ele ajuda a queimar sete vezes mais rapidamente calorias do que quando não ingerido. Ele pode ser utilizado misturado a sucos e a vitaminas, sendo que apenas 3 a 4 colheres do produto todos os dias já faz uma diferença e tanto.
Na culinária ele também pode substituir a manteiga e a margarina. Além de ajudar a emagrecer este óleo não possui as gorduras trans encontrados em outros como o de soja e o de cânola, por exemplo. A grande vantagem do óleo de coco é que ele é rapidamente absorvido pelo fígado e transformado em energia. Desta forma ele não vira gordura, ao contrário do que acontece com outros óleos. Entre os benefícios deste produto podemos destacar também sua ação contra a diabetes e problemas de tireoide. O óleo de coco é realmente fantástico e pode ser encontrado em cápsulas ou líquido.



Quais são os benefícios

O óleo de coco é um alimento que serve como excelente complemento. Ele atua, por exemplo, no fortalecimento do sistema imunológico, na digestão e na absorção dos nutrientes. Ele possui ácidos graxos essenciais e glicerol, substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.
Quando em sabões o óleo atua como umectante e fornece uma capa protetora que retém umidade. É também indicado para tratamento de peles irritadas e inflamadas. Excelente condicionador para os cabelos, ele precisa ser aplicado em pequenas quantidades. De fácil digestão, o teor de gordura do óleo de coco é semelhante ao do leite humano.
Na culinária ele pode substituir a manteiga e a margarina. Além disto, em altas temperaturas o produto não perde suas características, mantendo-se nutritivo. É o óleo mais recomendado para se cozinhar, já que não apresenta as gorduras trans provenientes do processo de hidrogenação, como os óleos de soja, de cânola e de milho.

Além de todas estas utilidades, o óleo de coco ainda é usado como biodiesel, descartando com isto o uso de outras fontes de energia. Ele também é muito utilizado na feição de coberturas chocolate para sorvetes, assim como na produção da resina em indústria químicas.
O óleo é o assunto do momento e pode ajudar muitas pessoas a emagrecer. No entanto, antes de sair consumindo o produto sem qualquer cautela entre em contato com quem entende do assunto para mais informações. O organismo varia de pessoa para pessoa e pode ser que outra solução seja mais adequada para o seu caso. Também é indicado o uso do óleo com parcimônia, pois tudo em excesso é prejudicial.
Mantenha hábitos de vida saudáveis. Procure estabelecer uma dieta equilibrada, beber bastante água e praticar exercícios físicos periodicamente. A melhor forma de emagrecer é adotando um pensamento saudável. Antes de qualquer atitude radical, entre em contato com um profissional.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Livros vendidos

Postagem em destaque

Detox | Veja as verdade sobre a dieta detox

Dieta detox, o que e detox, cardápio ideal e alimentos proibidos na dieta desintoxicante ? Mudar a alimentação traz benefícios para...

Arquivo do site