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Os benefícios dos alimentos integrais

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Atualmente muito escutamos falar dos benefícios dos alimentos integrais. Mas afinal, o que são eles? O nome já dá uma ajuda, pois, basicamente, são alimentos na íntegra, ou seja, que não passaram por um processo de refinação.
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Os grãos e os cereais como o trigo, o arroz, a aveia e o centeio, por exemplo, assim como seus derivados, são integrais quando não refinados. Com isto, eles mantêm as suas estruturas originais, incluindo as películas protetoras e as cascas, que são repletas de nutrientes.
É na casca de um grão ou cereal que encontramos uma maior concentração de vitaminas, de minerais e de fibras. Até pouco tempo atrás esta parte era descartada, pois, acreditava-se que o homem não era capaz de digerir fibras. No entanto, as fibras insolúveis são excelentes para o bom funcionamento do intestino , assim como as solúveis, capazes de serem, sim, digeridas pelos homens.

Portanto, todas as pessoas que desejam uma melhor qualidade de vida devem inserir os alimentos integrais no cardápio diário. Os benefícios são inúmeros quando comparados aos alimentos que passaram pelo processo de refinação, além de serem muito mais saborosos.
Os benefícios dos alimentos integrais
Apesar dos benefícios dos alimentos integrais, ainda hoje pratica-se o processo de refinação. Isto porque, através da refinação, os alimentos adquirem maior durabilidade, além de melhor aparência, pois a textura fica mais agradável.


Outro ponto muito levado em consideração é o fato de o alimento refinado ser mais rentável para o produtor, assim como ser mais fácil de ser estocado. No entanto, hoje em dia, é possível encontrar pão, arroz, macarrão, bolo, torta, bolacha, biscoito, farinha, aveia, e muitas outras delícias nos supermercados, tudo integral. Então, é importante fazer sempre a melhor escolha para a sua saúde e a de sua família. Confira abaixo alguns dos benefícios dos alimentos integrais.

Ricos em nutrientes

Os alimentos integrais não passaram pelo refinamento e vêm com casca e com película protetora. Desta forma, eles são repletos de nutrientes geralmente perdidos através da refinação. O arroz integral, por exemplo, é riquíssimo em fibras, assim como em vitamina A, B, B5, B2, B6, fósforo, ferro e cálcio. Já açúcar mascavo apresenta ferro, vitaminas e potássio, enquanto que o açúcar branco apresenta apenas carboidratos.
A farinha integral, apesar de apresentar o mesmo teor calórico da farinha branca, é também rica em vitaminas, fibras e em proteínas. Já o centeio, utilizado para o preparo de pães, é rico em magnésio, em fósforo, em ferro e em cálcio. A cevada em grão também oferece nutrientes como cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, silício, fósforo e betacaroteno, sendo muito utilizada para o preparo de pães e de sopas. Por fim, vale a pena destacar os nutrientes do trigo em grãos, muito utilizado na culinária árabe para o preparo do quibe cru, por exemplo. O trigo em grãos é rico em vitaminas A, C, E, B, PP, além de possuir muito potássio, zinco, magnésio, fósforo e cálcio.

Promovem a perda de peso

Os alimentos integrais são sempre relacionados a hábitos de vida saudáveis. Apesar de muitas vezes, ao olharmos a tabela nutricional, notarmos que eles possuem a mesma quantidade de calorias, ou ainda, até mais calorias do que os alimentos comuns, eles devem ser consumidos em detrimento dos outros.
Isto porque, eles são riquíssimos em fibras, que reduzem o apetite ao saciarem o organismo mais rapidamente. As fibras, além de darem sensação de saciedade e de deixarem a gente com menos fome por mais tempo, auxiliam o bom funcionamento do intestino, pois estimulam os movimentos peristálticos. Com isto, elas também ajudam pessoas que sofrem de prisão de ventre e vivem com a barriga pesada e estufada.



Reduzem o colesterol

Por serem ricos em fibras, os alimentos integrais, quando associados a uma dieta com baixa ingestão de gordura saturada, são capazes de absorver moléculas de gordura. Além disto, as fibras solúveis como do farelo de trigo, das leguminosas, das frutas, do feijão e das hortaliças, são muito eficientes no combate ao colesterol ruim, o LDL.
Através destes artifícios, portanto, os alimentos integrais reduzem o risco de desenvolvimento de
doenças cardíacas, assim como de acúmulo de placas de ateroma nas paredes de artérias, o que levaria a uma aterosclerose , por exemplo.


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Reduzem a glicose no sangue

O alto teor de fibras é mais uma vez um ponto positivo para os alimentos integrais. Isto porque, de baixo nível glicêmico, os alimentos integrais são digeridos mais lentamente, o que também favorece a sensação de saciedade. Ao serem digeridos mais lentamente do que os outros, a liberação de glicose no sangue fica também menor.

Esta característica evita picos de glicemia no sangue, o que reduz a necessidade de insulina na circulação. O consumo de alimentos integrais é bom tanto para quem tem diabetes quanto para quem não tem, pois também são eficientes na prevenção da condição.
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