Dieta, Regime, Perda de peso, como emagrecer, Saúde

Riscos do cigarro e do álcool durante a gravidez

A gestação

A grande maioria dos homens e das mulheres sonha com este momento. A descoberta da gravidez é uma hora mágica para aquelas pessoas que estão pensando em construir uma família.
➔ Parar de fumar cigarro
➔ Como deixar de fumar
➔ Início da gravidez
➔ Semanas de gravidez
➔ Endometriose gravidez
➔ Álcool gravidez
➔ Gravidez o que não pode
➔ Parar de beber álcool
➔ Peso na gravidez

Depois de um longo período de espera uma nova vida será colocada no mundo. Este pequenino necessitará de todo o apoio dos pais para aprender a andar, a falar, a ler, a escrever… No entanto, apesar de muito especial, a gravidez causa certos transtornos. Costuma ser bastante difícil para algumas mulheres lidar com os enjoos, com as dores nos peitos, dores nas costas e com as noites mal dormidas, por exemplo. Já o futuro papai tende a sofrer com as alterações hormonais da futura mamãe, assim como com suas mudanças de humor.
Durante a gravidez a mulher tem de fazer uma série de sacrifícios. O seu corpo, principalmente, vai mudar bastante. Além disto, ela deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas e de fumar, pois estas substâncias afetam demais o futuro bebê. Todo o esforço valerá a pena. Após a gestação uma nova vida estará compondo a família, e nada irá ser como antes. Para que a criança seja saudável é preciso tomar algumas precauções. Durante a gestação, todo cuidado é pouco.



Fumar e beber durante a gravidez

Não dá nem para pensar em uma coisa destas. Se já é comprovado o mal que estas substâncias fazem para o nosso corpo, imagine só para o corpinho do futuro bebê, que está em fase de crescimento.
É fato que o fumo e o álcool prejudicam e muito o desenvolvimento do feto. Na gravidez a mulher deve para de consumir ambos os produtos. O futuro papai também pode parar, para dar uma força. A melhor coisa é aproveitar este momento para colocar um fim nos dois hábitos. Quem sabe você não para de vez?

O fumo e a gravidez

Mulheres que fumam durante a gravidez não sabem o que estão fazendo com seus filhos. Tanto a sua saúde, quanto a saúde do feto estão risco, tudo devido a este terrível hábito.
O cigarro aumenta, por exemplo, as chances de um aborto espontâneo e de um nascimento prematuro. É comum também bebês de mulheres fumantes nascerem com baixo peso. Além disto, a saúde da grávida fica em jogo. O fumo deixa estas pessoas mais vulneráveis a sangramentos e a complicações com a placenta. A hora do parto fica mais tensa, sendo que ela corre o dobro de chances do bebê nascer menor e mais leve do que o usual.
O tabaco atrapalha o desenvolvimento do feto, daí o fato de eles nascerem com baixo peso. Os problemas relacionados ao cigarro ocorrem principalmente devido à presença de uma substância que recebe o nome de monóxido de carbono, assim como da nicotina.

Quando a mulher fuma um único cigarro durante a gravidez os batimentos cardíacos do futuro bebê aceleram em poucos minutos por causa do efeito da nicotina. Imagine só o que o uso constate do cigarro não faz com o aparelho cardiovascular do feto. Mesmo depois da gestação a mulher não deve fumar. No período de amamentação, por exemplo, a nicotina passa para a criança através do leite, fazendo muitos estragos.

O álcool e a gravidez

A ingestão de álcool durante a gravidez é outra preocupação. Até mesmo um copo de cerveja fica proibido. Gestação e álcool não combinam. O consumo de bebidas leva à malformação fetal, ao retardo de crescimento, a problemas na face, a retardo no desenvolvimento psicomotor e a retardo no intelecto, por exemplo.
O etanol se distribui pelo tecido do feto livremente depois de ingerir uma bebida alcoólica. O mecanismo que gera os problemas ainda não foi muito bem estabelecido, no entanto, acredita-se que seja devido à falta de oxigenação, assim como ao retardo de crescimento uterino.
O risco de abortos sobe muito. O cérebro do futuro bebê está em fase de desenvolvimento até a 8ª semana de gestação, sendo que álcool pode levar a anomalias de estrutura, à falta de coordenação motora, a dificuldades no aprendizado, entre outras coisas.



Dicas para parar de fumar

Ficou grávida? Então siga estas dicas para parar de fumar. Elas também valem para quem não é gestante, mas procura uma vida melhor.
Procure por ajuda e por grupos de apoio;
Fique longe de pessoas que fumam;
Peça ajuda a amigos e a parentes;
Corte de uma vez o fumo;
Procure atividades de lazer que lhe dê prazer;
Chame um amigo que também quer parar de fumar para dar uma força;
Fuja das armadilhas, como momentos de estresse ou de ócio;
Não fume o primeiro cigarro, pois você vai acabar fumando outro;
Repense a rotina e preencha as antigas pausas para cigarro.
Não é fácil parar de fumar, mas é algo muito importante. O cigarro acaba com a saúde de uma pessoa. Ele não traz nenhum benefício, nada. Procure agora mesmo por ajuda e dê um fim a este terrível hábito.

ASSUNTOS RELACIONADOS:




Dicas para parar de beber

A ingestão de álcool é também muito prejudicial. Todas as pessoas devem reduzir, senão cortar este costume. Mulheres grávidas não podem tomar nem um copo de cerveja, pois o efeito do etanol no feto é grande. Segue abaixo algumas dicas para quem quer deixar de consumir álcool:
Corte agora o consumo, nada de parar aos poucos;
Procure por um grupo de apoio;
Peça ajuda aos amigos e aos familiares;
Evite ficar sem fazer nada e ficar sozinho;
Evite frequentar bares e casas noturnas, ao menos até se acostumar com a nova situação;
Mude os hábitos. Comece a praticar algum esporte ou faça algo que lhe dê prazer, para preencher a sensação de falta de álcool;
Tenha coragem, você consegue;
Pense nas coisas que você já fez sobre o efeito do álcool;
Evite amigos que te levariam para locais com consumo excessivo;
Assim como cortar o fumo, cortar o álcool também é difícil. Talvez mais difícil ainda, já que muitas pessoas fazem uso da substância. Tenha força e mentalize o que deseja.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Livros vendidos

Postagem em destaque

Detox | Veja as verdade sobre a dieta detox

Dieta detox, o que e detox, cardápio ideal e alimentos proibidos na dieta desintoxicante ? Mudar a alimentação traz benefícios para...

Arquivo do site